terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MEU FILHO COMEÇOU A FALAR...7a PARTE

        No ano passado quando Luan começou as terapias e entrou na escola, percebemos que esses estímulos ainda eram insuficientes para seu desenvolvimento. Então resolvemos estimulá-lo constantemente em casa, fazendo revezamentos entre eu e o Saulo. Guardei a maioria dos brinquedos, uns escondi (todos os carros) e outros coloquei no alto para ele pedir. No começo ele nos puxava e nos levava até o local dos brinquedos e quando chegava no local ficávamos perguntando "O que você quer?", "fale",  aí ele fazia "hum-hum" e  nós respondíamos " não estou entendendo", "o que é?". Foi quando ele começou a emitir sons, "ao" aí a gente tentava relacionar aquele som a algum brinquedo. Exemplo: se ele falasse "ao", a gente dizia "carro", se ele falasse "ão" a gente dizia "avião" ou caminhão".
             Outra coisa muito importante na vida do Luan foram os livros, ele adora livros, mas não era assim, a gente começou a despertar nele o gostar, chamando atenção para as figuras, imitando a aranha, se tivesse a aranha no livro, ou cantando  música "dona aranha", articulando bem as palavras e sempre de frente, para ele observar a pronúncia. Aí ele começou a nos perguntar, colocando o dedinho em cima das figuras, bem interessado mesmo em saber o que era que estava ali, algumas palavras ele achava bem engraçada e pedia para que repetíssemos umas 10 vezes e nó repetíamos. Com o tempo a gente perguntava a ele onde estava as coisas do livro e ele ia na página certinha e nos mostrava com o dedinho. Pronto, mesmo sem palavras, estávamos estabelecendo uma comunicação. Com o tempo ele começou a pronunciar as palavras. Acredito que a maioria das crianças  aprendem as coisas no dia-a-dia e as identificam nos livros. Mas, com o Luan foi diferente, primeiro ele se interessou pelos livros e depois foi relacionando com o dia-a-dia. Por exemplo, tem um livro que mostra um hipopótamo na banheira tomando banho, outro mostra um neném também tomando banho ele começou a dizer banho(bem certinho) quando ele ia tomar banho ou outra pessoa. Tem muitos exemplos que ele aprendeu observando os livros. 
            Os brinquedos com teclado ajudaram também, com meios de transporte e animais. Teve um livro musical que o Saulo comprou numa promoção e tinha teclados de animais, mas quando chegou em casa os botões estavam quebrados!!! Ficamos tristes, mas depois percebemos que os botões funcionavam, mas eram muito duros e só a gente conseguia apertar, então ele aprendeu a falar para nos solicitar o animal que a gente iria apertar para tocar a musiquinha. Acho, que este teclado veio com defeito por uma obra divina, porque o que realmente deu certo foi isso, ele nos procurar e aprender a falar o que queria, porque se tivesse o livro não estivesse quebrado ele iria apertar sozinho e nos deixaria de lado.
                  Também não concordo a forçação de barra de algumas pessoas e terapeutas com essas crianças. Forçar a criança a fazer o que eles querem? acho que deve haver um meio termo, não deixar a criança totalmente a vontade mas tentar compreendê-la. O mais importante é a conquista, descobrir os interesses dessa criança e trabalhar em cima deles.
                 Atualmente Luan, que completou 3 anos mês passado, está falando mais de 100 palavrinhas e consegue se fazer entender muito bem.Pelo menos fome e sede sei que ele não passa mais, o que ele quer comer pede, bolo, mingau,pão,banana, ovo e outros. Ele fazia a dieta SGSL, mas acabou saindo devido a vários fatores( depois entro em detalhes).
                 Uma coisa é certa, a evolução dos nossos filhos depende de muito coisa, primeiramente de Deus, depois das terapias e da família que fica a maior parte do tempo com essa criança. Talvez algum profissional vai apontar algumas falhas nos nosso métodos, mas o importante é que está dando certo,  e que a criança se sinta muita amada e protegida,porque na prática, a teoria com certeza é outra.

KARLLA, MÃE de LU


LUAN,  EXPLORANDO UM LIVRO

3 comentários:

  1. PARABÉNS KARLLA VOCÊ É UMA MULHER QUE NASCEU PARA SER MÃE, NÃO DUVIDE NUNCA DISSO, DEUS ESCOLHE AS PESSOAS CERTAS PARA CADA UM E O LUAN FOI ESCOLHIDO POR DEUS PARA VOCÊ, ELE AINDA VAI TE ENSINAR MUUUITO!
    DVANE.

    ResponderExcluir
  2. Depois que visitei não consegui parar de ler...sua história é linda!! Me emocionando a cada relato, cada descoberta do Luan! Fiquei com vontade de morder as coxas dele nessa foto, kkkkkk!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada gente pelo carinho.Beijos
    KARLLA, MÃE de LU.

    ResponderExcluir