terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DIETA SEM GLÚTEN E SEM CASEÍNA- RELATO: 9a PARTE

         


            A dieta (SGSC) é muito recomendada para as pessoas que estão no espectro autista e sei muito bem da sua importância e dos estudos comprovando a eficácia da mesma, principalmente fora do Brasil. Minha irmã me convenceu e procurei ler bastante sobre o assunto e resolvemos fazer com o Luan, durou 8 meses. Percebemos uma melhora na agitação e nas estereotipias. Mas na linguagem não. Tanto é que quando paramos a dieta, ele começou a falar. Mas se vimos melhoras porque paramos? Por vários motivos. Primeiro: não existe nenhum médico, pediatra ou neuro que recomende essa dieta aqui em Maceió, ou seja, não tem nenhum especialista DAN (Autism Research Institute-Especialista no Tratamento Biomédico do Autismo), é uma pena. Muitas vezes tínhamos que esconder que fazíamos a dieta porque as médicas ficavam bravas, depois resolvemos não esconder mais, pois era uma opção nossa e o filho era nosso, só que ficávamos perdidos sem saber que suplementos ele tomaria, já que quem faz a dieta tem que tomar suplementos e nenhuma médica daqui passava. E a gente percebeu que ele foi emagrecendo muito e ficando um pouco fraco.
              Outra coisa, aqui em Maceió não se acha quase nada SGSL ( sem glúten e sem lactose), ou acha sem glúten ou sem lactose, mas sem os dois juntos não! E quando se encontra são muito caros. Faltava opções para lanche e resolvi procurar receitas, algumas deram certo, outras não. Mas ficava muito difícil pois trabalho fora  e no outro horário vou para as terapias com ele e  praticamente todas a noites ele acorda. Só se eu não dormisse para fazer as receitas e muitas vezes acontecia quase isso,  ia dormir de madrugada para fazer o lanche da escola.
           Realmente tentei e gostaria muito de voltar a fazer a dieta com o Luan, espero que algum médico e terapeutas em geral daqui se atualizem e se especializem. E que chegue mais produtos nessa linha.

KARLLA, MÃE de LU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário