ESTEREOTIPIAS
(Auto-estimulação)
Stephen M. Edelson, Ph.D
Centro para o Estudo do Autismo, Salem, Oregon
Tradução de Mônica Accioly
(Auto-estimulação)
Stephen M. Edelson, Ph.D
Centro para o Estudo do Autismo, Salem, Oregon
Tradução de Mônica Accioly
Estereotipias ou comportamentos de
auto-estimulação referem-se a movimentos repetitivos do corpo ou de objetos.
Este comportamento é comum em muitos indivíduos portadores de distúrbios do
desenvolvimento , embora pareça ser mais comum no autismo. Na verdade, se uma
pessoa com algum tipo de deficiência apresentar um comportamento de
auto-estimulação, freqüentemente será também rotulada de portar características
autísticas. As estereotipias podem envolver todos os sentidos. Listamos abaixo
os sentidos principais e alguns exemplos de estereotipias.
Sentido
|
Estereotipias
|
Visão
|
fixar
luzes, piscar repetidamente,
mexer os dedos a frente dos olhos, balançar as mãos |
Audição
|
bater
nas orelhas, estalar os dedos,
emitir sons vocais |
Tato
|
esfregar
a pele com as mãos ou com
objetos, arranhar |
Vestibular
|
balançar
para frente e para trás,
balançar de lado |
Paladar
|
levar
objetos ou partes do corpo à
boca, lamber objetos |
Olfato
|
cheirar
objetos ou pessoas
|
Os pesquisadores têm sugerido que existem
vários motivos que levam as pessoas a apresentarem tais comportamentos. Um
grupo de teorias sugere que eles proporcionam estimulação sensorial (no caso de
uma hiposensibilidade). Devido alguma disfunção central ou periférica, o corpo
anseia por estimulação e, assim, a pessoa se envolve nesses comportamentos para
estimular o sistema nervoso. Uma das teorias postula que as estereotipias
liberam beta-endorfinas no corpo (substâncias endógenas tipo ópio) e proporciona
algum tipo de prazer interno.
Outro grupo de teorias sugere
que através destes comportamentos a pessoa se acalma (no caso de uma
hipersensibilidade). Ou seja, o ambiente é excessivamente estimulador e os
sentidos tornam-se sobrecarregados. Para bloquear o excesso de sensações, o
indivíduo se envolve nos movimentos repetitivos e desvia sua atenção
internamente.
Os pesquisadores também demonstraram
que as estereotipias interferem com a atenção e o aprendizado. Interessante
notar que tais comportamentos atuam como reforçadores quando são permitidos
após o término de uma tarefa.
Existem várias maneiras para reduzir ou
eliminar as estereotipias, como o exercício ou proporcionando formas mais
socialmente apropriadas de estimulação. Algumas medicações também são usadas
para reduzir este comportamento, no entanto ainda não está claro se as drogas
atuam diretamente (proporcionando a estimulação sensorial necessária) ou
indiretamente (diminuindo os movimentos).
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