sexta-feira, 15 de março de 2013


DICAS PARA O DIA A DIA DA CRIANÇA AUTISTA



DICAS PARA O DIA A DIA DA CRIANÇA AUTISTA

1. Trabalhe a independência do seu filho

Incentive-o a vestir-se sozinho. Uma técnica muito utilizada é começar a deixar apenas o último passo para ele. Se estiver a ensinar a vestir uma camisola, coloque tudo e deixe apenas que ele puxe para passar a cabeça; se forem umas calças, coloque as pernas e deixe que ele as puxe até a cintura. Assim ele entenderá que a ação era vestir a peça. Vá retrocedendo em pequenos passos até que ele execute a ação de forma inteiramente independente.
Incentive-o também, da mesma forma, a servir-se, comer, beber e assim por diante.
Elogie tranquilamente cada pequeno avanço. Não fale mais que o necessário e evite irritar-se com pequenos retrocessos. Estará a cumprir um papel muito importante para o seu filho.

2. Estabeleça rotinas que facilitem a organização de seu filho

A criança autista tem uma tendência muito grande a fixar-se em rotinas. Pode utilizar isso a favor da tranquilidade da mesma. Por exemplo, para organizar uma boa noite de sono, em horários pré-fixados, dê o jantar, o banho, vista o pijama, coloque-a na cama e baixe a luz. A ordem pode ser esta ou alguma outra um pouco diferente, de acordo com sua preferência.
Tente fazer disto uma forma natural de encerrar o dia de seu filho, e não um ponto de atrito entre membros da família.

3. Ensine o seu filho a quebrar rotinas

Faça pequenas mudanças na vida diária, no inicio uma de cada vez. Mude o lugar do seu filho à mesa, tente variar a comida, colocar a TV num canal que não seja o preferido dele, mude o caminho de ir para a escola. As rotinas não são imutáveis, e é melhor que seu filho aprenda isto desde cedo.
Você pode achar paradoxal, mas ao mesmo tempo que a rotina é importante, é importante também aprender a aceitar mudanças.

4. Frequente locais públicos com seu filho

Se seu filho for pequeno, dê prerência a parques públicos onde ele possa brincar em atividades necessárias para qualquer criança - principalmente para ele -, como escorregar, balançar-se, pendurar-se, etc.
Se ele for maior, faça caminhadas em parques, será muito bom tanto para si quanto para ele.
É importante frequentar locais públicos com seu filho, mesmo porque algumas vezes isto é inevitável.
Se você tiver oportunidade de organizar-se neste sentido, depois de algum tempo vai perceber que realmente valeu a pena

Fonte: http://www.descobreaterapiadafala.blogspot.com.br/search/label/Autismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário